quarta-feira, 31 de agosto de 2011

NVD participa da oficina do Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê promovido pelo UNICEF

Nesta terça-feira (30.08) foi realizada no Grand São Luís Hotel a Oficina de Mobilização pelos Direitos da Gestante e do Bebê.


Uma parceria do UNCEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância e a BEMFAM (Bem –Estar Familiar no Brasil) a oficina foi destinada a representantes e movimentos sociais comprometidos com os direitos das mulheres e da infância, bem como com a conselheiros de direitos, conselheiros tutelares , outros profissionais, e claro, o Núcleo de Violência Doméstica não poderia ficar de fora deste trabalho de relevante importância para população maranhense.


Durante o evento, aconteceu o lançamento do GUIA DOS DIREITOS DA GESTANTE E DO BEBÊ, que foi distribuído aos participantes para que possam ampliar a mobilização e o controle social em relação à garantia dos direitos de cada gestante e criança desde seus primeiros momentos de vida.

O Guia que traz orientações para ajudar todos os cidadãos a garantir os diretos dos recém-nascidos, gestantes e mães. Ele é ilustrado por Ziraldo e apresenta informações essenciais sobre o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado e a assistência ao bebê e à sua mãe.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

IDOSA É SALVA APÓS DENÚNCIA!


Ontem (01/08) por volta 9h a Central Disque Denúncia Maranhão recebeu uma denúncia imediata sobre uma idosa de 80 anos que se encontrava em cárcere privado e abandonada pelos familiares em uma residência na Cidade Olímpica. Logo após o cadastro das informações, o Núcleo de Violência Doméstica acionou o CIAPVI (Centro Integrado de Apoio e Prevenção a Violência Contra Pessoa Idosa) que imediatamente deslocou uma equipe até o endereço mencionado na denúncia.
Chegando ao local, as profissionais do CIAPVI encontram a idosa em avançado estado de desnutrição, sem qualquer tipo de higiene, pois se encontrava com o corpo sujo com suas fezes e urina, presa no domicílio há mais de duas semanas, se alimentado apenas quando vizinhos lhe fornecia alimentos e água.
A SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foi acionada, para levaram a idosa a Unidade Mista de Saúde do bairro São Bernardo, onde foi internada às 12h e onde continua recebendo os cuidados médicos.
A Presidente do CEDIMA e Coordenadora do CIAPVI, Isabel Lopizic está providenciando a transferência da idosa ao Hospital Geral Tarquinio Lopes Filho, onde receberá tratamento mais adequado.
Um irmão da idosa foi localizado, e será intimado a comparecer a Defensoria Pública, para uma mediação.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Índices de Violência Doméstica em São Luís MA

Disque Denúncia registrou mais de 11 mil denúncias no primeiro semestre


Um levantamento realizado pelo Grupo de Análise da Central registrou 11.510 denúncias somente no primeiro semestre recebidas pelo serviço Disque Denúncia, um aumento de quase 16,98% relacionado ao ano de 2010. Os casos que mais tiveram ocorrências foram: tráfico de drogas, barulho e crimes contra a pessoa

Do total 13,75 estão relacionados à violência física, psicológica e sexual no ambiente doméstico, tendo como vítimas crianças e adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e comunidade LGBT. 

A coordenadora do Disque Denúncia, Hellen Araújo, explicou que o número de denúncias relacionadas à Violência Doméstica dobrou após a criação do Núcleo de Violência Doméstica (NVD), que está atuando desde maio deste ano. “A cada três denúncias que chegam a central, uma está relacionada à violência doméstica, esse índice se deve pelas integrações com redes relacionadas à defesa deste público, e a participação da população que não tolera mais este tipo de violência”.

A coordenadora ressalta que as campanhas, o acesso ao telefone, o fortalecimento da rede local e a credibilidade no serviço influenciam no crescimento ou não das denúncias. "A divulgação de resultados positivos e o apoio local para que o Disque Denúncia continue atuando no Maranhão, possibilitam o crescimento e a consolidação do serviço".

  • DADOS

Os bairros mais denunciados ao Disque Denúncia são: Cidade Operária, Anjo da Guarda, Fátima e Centro;

O horário de maior pico de ligações está entre as 9h e 12h;

São mais de 100 ligações recebidas diariamente pela central e destas em média 20 denúncias são sobre violência doméstica ;

O banco de dados do DD tem registrado mais de 90 mil informações, divididas entre denúncias e atendimentos;

O município que obteve maior quantitativo de denúncias: São Luis, Paço do Lumiar e São José de Ribamar;

O núcleo do Disque Denúncia responsável pelos resultados obteve um quantitativo de 43,57% de denúncias com resultados;

Apenas 3% dos registros são denúncias sem procedência;


O Disque Denúncia, por meio do (3223 5800 - capital e 0300 313 5800 - interior), em plantão de 24h com uma equipe de telefonistas prontos para receber as denúncias.