Casal de idosos pôde ser resgatado da situação de negligência, violência física, verbal, e possivelmente abusos sexuais praticadas por um neto.
Após o registro de várias denúncias na Central Disque Denúncia Maranhão sobre o fato, o Núcleo de Violência Doméstica, acionou o CIAPVI (Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra Pessoa Idosa). Uma vez acionados, as profissionais, do CIAPVI, Coordenado pela Senhora Isabel Lopiziz, se dirigiram ao endereço dos idosos no bairro João Paulo, mas foram impossibilitadas por duas vezes de atenderem, ou mesmo conversar com casal, pois o neto agressor, não permitia aproximação.
No entanto, haviam outras denúncias, registradas que apontavam este indivíduo como traficante de drogas. E em um trabalho de rede, o Disque Denúncia junto ao CIAPVI, buscaram apoio na DENARC, na pessoa do Delegado Titular Cláudio Mendes, que prontamente entendeu a gravidade da situação, e providenciou junto a Justiça, um mandado de busca e apreensão contra o possível traficante e agressor de idosos.
Durante a operação, o Delegado Cláudio encaminhou o neto dos idosos ao Plantão Central da REFFSA, para ser ouvido pela Delegada do Idoso, e ele encontra-se preso.
O casal de idosos foi encontrado deitado em uma cama, com feridas pelo corpo, com muitas moscas e larvas, e ainda baratas no leito onde se encontravam além da falta de higiene e da insalubridade do local, o que provocava odor muito forte.
O serviço SAMU foi chamado e transportou os idosos para o Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão I), onde continuam recebendo atendimento médico, e acompanhados diariamente pela assistente social do CIAPVI, que continuará prestando auxílio ao casal.